Humaitá, Rio de Janeiro

Atendimento com hora marcada

Tissa Berwanger



Sou joalheira com formação em Design de produto pela PUC-Rio, Brasil e em Design com metais preciosos e ourivesaria pela Zeichenakademie Hanau, da Alemanha. Eu desenvolvo joias dentro da viabilidade técnica que eu mesma performo, em que produção e criação caminham juntos. 

Eu adaptei a experiência de trabalho na Alemanha à realidade brasileira. Minhas peças são produzidas à mão utilizando um método artesanal de alta precisão, no qual eu sou responsável por 99% das etapas. Eu incorporo em meu trabalho os estudos e o conhecimento das propriedades químicas dos metais que têm diferentes características, escolhendo para cada joia a combinação ideal, que eu mesmo misturo.

Por quatro anos fui docente da Escola de Joalheria Senai-RJ. Hoje desenvolvo a minha marca de joias contemporâneas. Eu sigo meu caminho de consciência e expressão da minha identidade, que se desenvolve a partir das minhas raízes, de mistura das duas culturas, brasileira e alemã. 

Minhas peças concentram-se em variações geométricas; decomposição de formas básicas como o círculo e o quadrado; desenhos e cortes de sólidos geométricos; exploração de simetria e assimetria; investigação de reflexos a partir de dobras de chapas, entre outros. Em meus estudos para projetar uma peça, vislumbro o manuseio e a participação do usuário no produto final, que, ao interagir com o objeto, tem a possibilidade de modificar e recriar o seu uso. 

Em 2016, recebi o maior prêmio do design internacional, o IF Design Award, na categoria de Produto-Joalheria, com as minhas tarraxas O-NUT, que venho desenvolvendo e aprimorando desde 2007. Trata-se de um acessório inovador, que traz um novo conceito de como fixar brincos tipo espeto na orelha. De forma tubular cilíndrica, a tarraxa é de fácil limpeza interna e externa – e mais segura que as tarraxas comuns, já que possui um sistema de pressão que impede que a tarraxa caia com facilidade.