A diferença entre os metais nobres e os metais não-nobres é que os metais nobres não oxidam, e os metais não-nobres, sim.
Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação. Já o Cobre (Cu) presente nas ligas dos metais, oxida.
É muito comum encontrar na liga de Prata teores de Cobre em sua composição. Por exemplo, a liga de Ag 950, contém 95% de Ag e 5% de Cu.
Como a Prata é um metal muito macio, é comum misturar uma pequena porcentagem de Cobre para dar maior resistência ao metal. Do contrário seria quase impossível fazer peças de Prata resistentes a queda, pois elas amassariam.
Contudo o Cobre é o responsável pela oxidação da liga de prata. Ele, por ser não-nobre, é quem faz ligação química com o Oxigênio, provocando a oxidação da joia.
É por isso que dou banho de ródio em 95% das joias de prata do meu catálogo! O banho de ródio fará a proteção necessária para a sua joia não oxidar e, sendo assim, mais fácil fazer sua limpeza.