· · 1 comentário

Por que eu faço 'slow design'?

· · 1 comentário

Muitos clientes se assustam com o meu prazo de produção, ou mesmo com o fato de terem poucas peças de pronta-entrega disponíveis na loja online. Eu vou contar um pouquinho aqui como tudo funciona e por que eu trabalho assim. 

Eu fiz uma segunda formação muito específica na Alemanha, após a minha formação em Design de Produto. Estudei Ourivesaria e Design com Metais Preciosos. Lá é muito comum que os artistas e também ourives produzam eles mesmos as suas criações. Não existe quase separação, como no Brasil, em que você é somente quem desenha ou cria, e é um ourives quem vai executar a sua joia. Na Alemanha existem ateliês e galerias de joias por toda parte, e neles, profissionais que trabalham como artífices (autores e produtores).  

E nessa linha eu encontrei o meu lugar. Não é fácil trabalhar com este princípio no Brasil. O consumidor, na maioria das vezes, quer o produto para já. E dentro da minha linha de trabalho isso quase nunca é possível. Existem muitas etapas até a sua joia chegar à sua casa. 

Quando o cliente encomenda uma peça, eu mandarei trazer o material nobre (o ouro ou a prata) de fornecedores certificados, que na maioria das vezes ficam em São Paulo; irei produzir a liga destes metais para poder começar a fazer a joia; e, por fim, eu envio a peça em prata, para dar o banho de ródio. São muitas etapas até a joia estar na caixinha. Conheça mais sobre o meu processo de produção aqui

Não faz sentido, por razões ecológicas, econômicas e logísticas, eu sair produzindo milhares de produtos, aumentando estoque e utilizando materiais que ficarão parados, ainda sem dar retorno ao meu tempo de trabalho dedicado a ele. 

Por isso, não tenha medo de encomendar!