· · Comentários

Joia de níquel não vale um níquel

· · Comentários

O níquel é um metal altamente resistente e barato, com coloração branca/prateada - e, por estes motivos, ele é muitas vezes utilizado por alguns joalheiros. Também é utilizado na confecção de moedas.

Apesar dessas características que contribuem para uma liga química atrativa, o níquel - que deriva do alemão kupfernickel, que significa cobre do Diabo - é altamente tóxico, e seu contato prolongado com a pele pode provocar reações alérgicas ou até mesmo câncer. O níquel é o décimo alérgeno mais comum hoje em dia, de 5% a 10% da população têm alergia a este metal.

Procure joias livres de níquel. A minha indicação para quem quer comprar um par de alianças, por exemplo, que é de uso diário, é procurar saber quais metais estão presentes na liga e marcas de joias que tenham o controle da matéria-prima que utilizam. Esta é uma das razões pelas quais eu mesma executo as minhas próprias ligas. Assim tenho 100% de certeza do que estou oferecendo.

Há muitas ligas de ouro de várias cores, lindas e resistentes. Então não há necessidade da utilização deste metal. Nem mesmo na liga de ouro branco, uma vez que se pode utilizar proporções da prata (Ag) e paládio (Pd).

Na Europa é muito comum a utilização de níquel na confecção de fechos, por exemplo, onde há necessidade da resistência do metal. Mas o correto é que estas peças não encostem no corpo humano.

#ficaadica #dicadatissa